DÚVIDAS FREQUÊNTES

Desligar e ligar os equipamentos pode resolver o problema da minha conexão?

Sim, e muito. Oscilações na rede elétrica podem "travar" tanto a sua ONU quanto o roteador. Muitas vezes tais oscilações acontecem sem serem percebidas, mas os equipamentos podem ficar travados até serem desligados e ligados novamente. Todos os dias realizamos várias visitas técnicas - somente para tirar e recolocar os equipamentos de nossos clientes na tomada! - Se possível, coloque sempre um no-break.

Há um LED vermelho piscando na ONU. O que devo fazer?

1° Reinicie o Conversor Óptico (ONU) e o roteador.
2° Confira se todos cabos estão conectados corretamente.
3° Se o problema persistir entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento

Como testar a velocidade da minha conexão?

Para realizar o teste de velocidade com precisão você precisa conectar o cabo de rede que sai da ONU ou Roteador direto no computador.
1° Clique no botão "TESTE DE VELOCIDADE" na homepage ou acesse o site http://fast.com
2° Certifique que nenhum outro equipamento esteja tambem consumindo dados da internet, desconecte todos para evitar fracionar a banda.
3º Pronto! Agora é só conferir o resultado.

Em caso de lentidão, o que fazer?

Para realizar o teste de velocidade com precisão você precisa estar conectado com o cabo de rede direto no computador
1° Limpe o histórico de navegação do seu navegador.
2° Desligue e ligue a ONU e o roteador.
3° Ainda com o cabo no computador, realize um novo teste de velocidade, acesse 3 sites diferentes ao mesmo tempo, e caso ainda persista a lentidão, por favor realize contato com a central de atendimento.

Suporte ao Roteador WI-FI.

Alguns equipamentos são entregues em cortesia, comodato, e passa a ser de responsabilidade do assinante; Todas as informações para configuração do equipamento são fornecidas. Equipamentos NÃO são bloqueados. A empresa não se responsabiliza por problemas de configuração, suporte e/ou mudanças na configuração do equipamento. Lembramos que equipamentos que não estejam protegidos de picos e oscilações de energia elétrica podem perder configurações ou ficarem travados.

A velocidade pelo Wi-Fi é a mesma velocidade da conexão via cabo?

Não. A rede Wi-Fi está suscetível a várias fontes de interferência. Essas interferências podem baixar a intensidade do seu sinal, tornando a conexão com a internet mais lenta ou mesmo derrubando a sua conexão. Algumas fontes de interferência: Paredes, telefones sem fio (que operam na faixa de 2,4 GHz ou 5 GHz), outros dispositivos sem fio como transmissores sem fio, câmeras sem fio ou os dispositivos Wi-Fi de seus vizinhos. Por tais motivos recomendamos SEMPRE o uso de rede ethernet (cabos) para aplicações de alta demanda (smartTvs, PCs e consoles de vídeo game). Lembramos que a garantia de banda é apenas para conexões por cabo.

Por que o Wi-Fi não cobre a casa inteira?

Fatores cruciais como tipo de estruturas a volta da antena/roteador (paredes, móveis, vidros), posição e altura do equipamento/antena (se está muito perto do chão, do teto, dentro de um móvel, no forro de gesso, ao lado de uma pilastra, etc) e até mesmo o número de pessoas a volta (sim, pessoas são também barreiras para o sinal de Wi-Fi) influenciam na qualidade da rede Wi-Fi em sua residência. O sinal pode ficar perfeito no quarto ao lado do local da instalação, mas ser instável ou até ausente no andar superior, logo acima, por exemplo. Os equipamentos de Wi-Fi funcionam em frequências abertas (não restritas) e estão sujeitos a interferências de todo e qualquer equipamento que funcione nesta mesma frequência. Praticamente tudo que trabalha sem fio funciona nas mesmas frequências. Até mesmo equipamentos instalados nos seus vizinhos podem atrapalhar a cobertura e qualidade do sinal Wi-Fi na sua casa! Lembramos que: Notebooks tem a melhor recepção, seguidos de tablets, e somente depois celulares. Existe também grande diferença entre cada um destes equipamentos (alguns celulares tem melhor recepção que outros, etc). Por esses motivos (e não somente estes, existem VÁRIOS outros) os testes de aferição de velocidade têm de ser feitos diretamente no equipamento, em rede cabeada, para que tenhamos o menor número de interferências na hora medição. A empresa não tem como garantir a cobertura do sinal de Wi-Fi.

O que é CGNAT?

Com o fim do IPv4, todos os equipamentos que nós usamos conectados à rede deveriam ser compatíveis com IPv6, mas não é o que acontece. Ainda hoje, diversos roteadores e sistemas de câmeras, por exemplo, só possuem suporte para o antigo e esgotado IPv4.
Como a adesão total ao IPv6 pode demorar, nós não podemos simplesmente encerrar a entrega do IPv4, pois isso afetaria diretamente nossos clientes que ainda não atualizaram seus dispositivos. Para tentar aliviar a transição, optamos por trabalhar com o CGNAT (Carrier Grade NAT).
O CGNAT é um tradutor de endereço de internet. Ele permite o compartilhamento de um endereço público de IPv4 para mais de um usuário. Com isso, há mais tempo para os usuários se adequarem ao novo protocolo sem ter seu acesso afetado.

Alguns sites não abrem, o que faço?

Caso esteja encontrando problemas na conexão, antes de entrar em contato, tente executar o seguinte procedimento:
1º Reinicie a ONU e roteador (ligue e desligue da tomada).
2º Tente acessar um site com outro navegador.
3º Teste a conexão em outro dispositivo conectado a rede (celular, tablet, notebook).
Caso ainda note que está sem conexão entre em contato pelos nossos canais de atendimento.
Lembre-se de informar exatamente quais sites apresentam problema.

Funcionamento de IPTV

A ViaSP não dá suporte a qualquer dispositivo de IPTV (boxes ou softwares).
A empresa não tem qualquer controle na qualidade dos serviços prestados pelos distribuidores de conteúdo e não tem como dar suporte a sistemas, programas e/ou plataformas proprietárias.
Lembramos que o uso de "listas" com conteúdo pirata (sem pagamento dos direitos autorais) é crime.
Atenção: Não são considerados IPTVs os serviços legais de streaming ou VOD como Netflix, Youtube e Amazon Video.

Devo conectar minha Smart TV ou Video Game pelo Wi-Fi?

Não. A conexão Wi-Fi sofre muita interferência por diversas fontes, como móveis, paredes, aparelhos sem fio e até mesmo outros roteadores. Para dispositivos como Smart TV's e Video Games, que precisam de estabilidade, recomendamos a conexão cabeada entre o dispositivo e o roteador.

Vídeos em 4k - (Youtube - android/IOS, e no PC) - Informações & Limitações:

O Google.inc, dono do Youtube limita à resolução máxima em dispositivos móveis em 1080p (via o APP).
Isso também ocorre em vários outros dispositivos que usam o APP do Google, como TV boxes e smartvs que usam android puro, notebooks rodam android, etc.
Essa limitação ocorre tanto na plataforma Android quanto na IOS (Apple).
Lembramos que vídeos em 4k devem ser assistidos em dispositivos com resolução nativa 4k - ou seja com resolução mínima de 3840 × 2160 pixels.
Tentar assistir um vídeo em 4k em um monitor ou tv de resolução menor força seu dispositivo a fazer "downsample", a conversão para a resolução menor, em tempo real, consumindo MUITOS recursos do processador e normalmente gerando os conhecidos "travamentos, engasgos" na exibição do vídeo.
Isso sem contar que sem um display/monitor compatível, tentar assistir um vídeo em resolução tão superior é além de incoerente, improdutivo, pois vai sobrecarregar a máquina sem gerar qualquer proveito.
Vídeos em 4k consomem recursos de máquina e não só da banda de acesso (Internet)! Para uma boa experiência com Vídeos em 4k você necessita:
Bom Processador - é ele que decodifica o CODEC do vídeo 4k durante a exibição em tempo real. memória RAM - o fluxo de dados em 4k é enorme e consome muita memória. Placa de Vídeo (GPU) de qualidade - peça vital para uma boa experiência em 4k. Tão importante quanto o processador nos dias de hoje.
E LOGICAMENTE UM DISPLAY/MONITOR que suporte no mínimo a resolução 3840 × 2160 pixels!

Uma configuração mínima para assistir vídeos em 4k:

Procesador Intel i3
6GB RAM
GTX950 GPU (ou placa similar).
Monitor ou TV 4k (resolução 3840 x 2160)

Configuração que Recomendamos:
Procesador Intel i5 (4ª geração ou superior)
8GB RAM
Nvidia GeForce GT 1030 GPU ou superior.
Monitor ou TV 4k (resolução 3840 x 2160)

E lembramos que se o PC estiver com outras atividades que consomem processamento ou memória ao mesmo tempo - o desempenho total do sistema será afetado.

Interferências no sinal WI-FI: Motivos pelos quais é impossível dar garantia ao sinal de WI-FI.

Até dispositivos não relacionados com a sua rede Wi-Fi podem estar operando nas mesmas frequências de 2.4GHz ou 5GHz da sua rede. Destas, a frequência de 2.4ghz, que é a mais comum, é a que mais sofre interferências.

Infelizmente a maioria dos equipamentos, como smartTvs e telefones celulares e até notebooks possuem APENAS suporte a rede 2.4Ghz. NADA adianta ter as duas bandas de WI-FI (5 e 2.4ghz) se os dispositivos clientes não suportarem o padrão AC (dual band).

Dispositivos Bluetooth (todos), telefones sem fio, monitores de bebê, câmeras sem fio, porteiros/interfone de vídeo chamada, até algumas campainhas sem fio - todos estes podem interferir com a sua rede WI-FI.
Além destes, aparelhos como o micro-ondas, podem gerar grande quantidade de ruído na frequência de rádio e, como resultado, a rede pode ficar mais lenta ou causar até desconexões, o famoso e famigerado "cai e volta" da rede sem fio.

Lembramos que a distância do cliente para o roteador, além do uso massivo da rede WI-FI, podem atrapalhar a experiência na navegação.

Uma rede com caixas de som inteligentes (Alexas ou Google), várias pessoas usando o celular/tablet para streaming (Netflix/Amazon), jogos on line, e hoje aulas ou trabalho em plataformas com vídeo como as do Google/Microsoft e Zoom, vão sobrecarregar naturalmente qualquer rede sem fio. Fora que as pessoas tendem a querer usar seus dispositivos cada um em seu "espaço" - ou seja colocando a variação da distância do cliente ao roteador, fontes externas de interferência, e outros fatores, todos juntos!

Possíveis fontes de Interferência:

* Micro-ondas — pode derrubar toda a rede durante o seu funcionamento! São terríveis para as redes 2.4Ghz.
Quanto mais próximo o roteador ficar do micro-ondas, mais interferência na rede você pode esperar que ocorra quando o micro-ondas estiver em funcionamento.

* Telefone sem fio — também no 2.4 GHz do espectro. Assim como o item anterior, esses telefones também podem causar grande interferência no sinal. A interferência Wi-Fi irá ocorrer durante toda a chamada ativa. Em algum casos, já ocorre queda na rede durante o simples tocar do telefone.

* Mal Cabeamento da Antena Parabólica — se a antena parabólica não estiver devidamente conectada ou os fios estão velhos e se deteriorando (capa soltando), é possível que haja uma grande interferência no sinal.

* Outros Dispositivos Sem Fio — qualquer dispositivo sem fio pode tecnicamente causar uma interferência de sinal. Podem ser alto-falantes sem fio, monitores de bebês, controles de portas de garagem, etc. Alguns outros dispositivos sem fio que operam no espectro de 2,4 GHz ou 5 GHz, incluindo transmissores de micro-ondas e câmeras sem fio, também podem contribuir para a interferência no WI-FI.

* Fontes de Energia — linhas elétricas de ferrovia ou cabos de energia elétrica que estão passando pelas proximidades também podem causar interferência Wi-Fi. Tente não posicionar seu roteador Wi-Fi perto de paredes com fios de luz ou perto da caixa de disjuntor.

* Cabos Mal Blindados — se você suspeitar que um determinado dispositivo está causando interferência, tente desligá-lo e usar um cabo diferente para ele. Cabos de CatTv usados como sendo cabos de rede e outros de baixa qualidade infelizmente são comuns... E o seu uso gera interferências.

* Monitores externos e monitores LCD — estes podem ser especialmente irritantes na faixa de 2,4 GHz entre os canais 11 e 14. Se você estiver trabalhando com um monitor conectado a um laptop, a interferência pode ser ainda mais forte. Faça com que seu ponto de acesso use 5 GHz ou um canal mais baixo no 2,4 GHz.

* Wi-Fi dos Vizinhos — poderosas redes Wi-Fi que se sobrepõem podem afetar uma à outra. Em condomínios isso é muito comum, podendo em alguns casos, em uma simples busca de rede, aparecer mais de 1 dezena SSIDs (nome de redes - e consequentemente ROTEADORES ATIVOS). Nesse caso, temos além dos roteadores, todo um universo de equipamentos clientes desconhecidos que podem também gerar interferências na sua rede WI-FI.

Obstáculos Físicos para sinais de WI-FI:

O espaço (seja uma casa, loja ou um escritório) afeta diretamente o alcance do sinal sem fio e a velocidade.
Todo o material utilizado na construção faz diferença. Madeira ou vidro terá menos impacto do que tijolo e metal.

Portas com espelhos? Essas são terríveis (espelhos são inimigos naturais do sinal de WI-FI). Um móvel todo espelhado pode fazer com que fique mais difícil de estabelecer a conexão e que a velocidade fique muito mais lenta.
Grandes aquários? Também são terríveis como barreira (água)!

Não se esqueça de prestar atenção ao tipo de material que está por volta do local onde o roteador é colocado.

Lista básica de obstáculos físicos e qual efeito que eles podem ter sobre o sinal sem fio:

 
 Tipo de Barreira  Nível de Interferência
 Madeira  Baixo
 Gesso  Baixo
 Material Sintético  Baixo
 Vidro  Baixo
 Água  Médio
 Tijolos  Médio
 Mármore  Médio
 Concreto  Alto
 Metal  Alto
 Espelho  Muito Alto

Esses são ALGUNS dos motivos pelos quais toda a garantia de serviço e banda é dada apenas via rede cabeada (Ethernet), sendo os mesmos feitos com ligação direta na ONU ou roteador. Lembre de usar cabos corretos, homologados pela ANATEL e de rede categoria 5 homologado (Cat5) ou superior. Jamais use cabos para CatTv (circuito de TV/segurança interno).

Recomendamos que o máximo de dispositivos, em especial os de grande consumo de banda como SmartTvs, consoles de video game, equipamentos como AppleTvs e principalmente computadores sejam ligados por cabos!
Não recomendamos de maneira alguma o uso de redes WI-FI para tais equipamentos.

© 2024 - Xelp TI - Desenvolvimentos

Rocketride Development